Pular para o conteúdo principal

CANADÁ AÍ VAMOS NÓS!





Vou tentar ser o mais breve possível para o post não ficar muito longo. Bom, quando voltei para o Brasil depois do meu ano de au pair (09/2012), falei para mim mesma que eu iria fazer de tudo para um dia, voltar a morar fora. Por mais que estivesse feliz em estar com meus familiares e amigos, o sentimento de não pertencer ao lugar que sempre vivi, era enorme. Além disso, tinha a sensação que um ano não tinha sido o suficiente para fazer tudo que eu tinha vontade de fazer.

Muita coisa aconteceu depois que voltei ao Brasil, continuei tocando a vida e tentando me ajustar novamente no meu próprio lar, digamos assim. Acredite, a adaptação no Brasil pós intercâmbio é muito mais difícil do que a adaptação no país estrangeiro! Tudo está do mesmo jeito, mas VOCÊ mudou demais sabe? Ao mesmo tempo que sentia muitas saudades do EUA, não queria viver agarrada no passado. Sabia que tinha que continuar caminhando independente de onde estivesse.

Em torno de um ano depois que voltei, no segundo semestre de 2013, coincidência ou não, uma amiga estava indo para Toronto no extinto programa de estudo + trabalho - mas com intenção de ficar por lá. Lógico que tivemos uma longa conversa sobre o assunto e eu quis saber todos os detalhes. Foi assim que descobrimos o Canadá e suas infinitas possibilidades de imigração. Até então, apesar da vontade de voltar a morar fora, eu não queria simplesmente ir para os EUA "tentar" a vida ilegalmente. Só que eu nunca tinha me aberto para novas possibilidades como o Canadá. Eu nunca tinha pensado em Canadá e na verdade sabia pouquíssimo (pra não dizer nada) sobre o país, que apesar de ter muito da cultura estadunidense, não é uma extensão da terra do Tio Sam, e é sim bem diferente em vários aspectos. Mas, querendo ou não está na América do Norte, faz fronteira com os EUA, tem como língua oficial o inglês (exceto na província de Quebec), é uma terra extremamente receptiva e está entre os melhores países do mundo para se viver!

Meus olhinhos brilharam e foi como se uma nova porta se abrisse para mim depois de um ano um tanto quanto desafiante no Brasil. O bom é que o Cesar também se empolgou com a idéia, pois ele também tinha vontade de fazer intercâmbio e concordamos que era melhor se "arriscar" com 27 anos do que chegar aos 40 arrependidos de não termos tentado. E aí começamos nosso longo #projetocanada. Contratamos uma consultoria especializada em processos para o Canadá para nos guiar e demos o start no nosso novo projeto. Isso foi finalzinho de 2013, início de 2014. Ela nos ajudou a escolher o programa mais apropriado com nosso perfil e quais as etapas necessárias.

Existem milhões de formas diferentes de passar uma temporada no Canadá legalmente e várias dessas formas podem ser um caminho para futura imigração e cidadania. E dependendo da sua profissão e outros critérios tem como você ir já com a residência permanente em mãos. O país está precisando de profissionais jovens e por isso criaram esses diferentes programas para trazer esses novos imigrantes qualificados para trabalharem e se estabelecerem por lá. Dentre todos, o que mais se encaixou no nosso perfil foi  através de college onde o cônjuge de um estudante full time tem o direito de trabalhar pelo mesmo período de duração da faculdade. E ainda, após o término da faculdade o estudante pode solicitar permissão de trabalho pelo mesmo período que durou a faculdade para trabalhar na área. Ou seja, se o college é de dois anos, ele consegue estender por mais 2 anos sua estadia no país. 

Com relação aos custos, definitivamente não é o projeto mais barato do mundo. Na realidade é bem caro e você tem de ter uma boa reserva para não passar perrengue. Mas ainda assim é mais em conta do que um college americano e o fato do cônjuge poder trabalhar já é um fator de ajuda demais nisso. Contudo é a forma mais "segura" de ficar um bom período morando legalmente no Canadá e nos tornarmos elegíveis para o programa de residência permanente e posteriormente a cidadania, coisa que nos EUA seria praticamente impossível para nós. Além de tudo, demanda tempo de preparação, por exemplo no nosso caso que não éramos casados quando começamos a pensar nisso e uma das etapas foi nosso casamento.

Então é isso… Como tudo nessa vida, essa idéia que virou projeto que está quase se realizando exigiu muito planejamento, pesquisa e foco de nós dois. Mas ver que tudo está dando certo e logo logo estaremos embarcando, é muito, mas muito gratificante! Mais um sonho se tornando realidade! E se é uma saída definitiva do país ainda não sabemos, mas estamos indo de mente aberta para todas as possibilidades e oportunidades que surgirem.

Agora serei mais uma ex au pair fora do Brasil, com novas histórias, novas aventuras e novos perrengues também. Mas dessa vez acompanhada do amor da minha vida que me apoiou quando fui au pair, me esperou, casou comigo e embarcou comigo nos meus sonhos! Agora somos um casal com vários sonhos e muita fé de que tudo é possível.

E a contagem regressiva já começou: Faltam exatamente 58 dias!!! 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bom dia segunda-feira!

E vamos começar mais uma semana com pique total? Qual o tamanho da sua vontade? Ela tem que ser maior do que sua capacidade de se auto-sabotar. Sua vontade tem que ser maior do que qualquer desculpa. Tem que ser maior do que a falta de tempo, do que a correria do dia-a-dia, do que a falta de dinheiro, do que a necessidade de fazer o que todo mundo faz. Mude. É uma questão de escolhas. O que te dá mais prazer? Uma barra de chocolate ou poder colocar um biquini e se sentir realmente BEM nele? Não julgo quem escolhe a barra de chocolate, vá em frente e seja feliz. Cada um faz o que bem entende e é feliz da sua maneira. Mas quem quer de verdade começar a mudar o próprio corpo tem que colocar em mente que está escolhendo um tipo diferente de prazer, que para mim, é muito mais duradouro e recompensante. O primeiro passo para a mudança no corpo, começa pela cabeça. Idealize sua meta, planeje suas estratégias, tenha um plano B. Treine seu cérebro de que a partir de agora uma nova fase se inici
Bom dia domingaaaaao!!! Sim, domingo de manha e ja to no pique pra ir fazer meu cardio sagrado! #NOT Sim, estou cansada e com preguiça, confesso. Alem de estar trabalhando bastante tem o cansaço físico mesmo de treinar todos os dias. Soh o poh da rabiola literalmente! Mas, assim que chegar na academia a nhaca passa e vou me sentir melhor! Eh assim que tem que pensar quando a danada da preguiça quer dar as caras. Lembrar da sensação boa que sinto depois de treinar, seja cardio (que eu odeio alias) seja musculação. E nao eh soh devido a endorfina, mas sim pelo fato de mais um dia de missão cumprida! Hoje tive que acordar as 6:30am para cuidar da bebe por duas horas enquanto minha host estava no medico, o que melou meus planos de fazer cardio em jejum. Se eu nao estivesse tao exausta, iria as 5am como ja fiz antes, mas as vezes o corpo pede uma boa noite de sono, o que também influencia nos resultados. Entao, mudei meus planos e resolvi fazer cardio HIIT mesmo. Ja tomei meu cafe da manha