Aooooe!
Não, eu não consigo manter blogs atualizados. Fato.
E a vida de sarada vai que vai, firme e forte sem deixar a peteca cair! hahaha Sabado dia 14, fizeram dois meses que voltei para musculação com dieta100%. Resultando aparecendo a cada dia! Isso me deixa tão feliz, tão motivada! Claro, ainda falta um bocado pra secar BEM essas gordurinhas e ficar definidinha do jeito que eu quero, mas até a volta para o Brasil (que é minha meta) tenho 10 semanas e muita força de vontade pra continuar no projeto.
A parte mais difícil pra mim sem duvidas, é a dieta. Depois das primeiras semanas, meu corpo (e mente) acostumou a ficar sem comer tranqueiras e a ansiedade diminuiu 95%, de verdade. Mas, ainda assim, de vez em quando o cérebro tenta me sabotar, lembrando do gosto de uma pizza, de uma barrona de chocolate, de um hambúrguer. E aí é que entra o controle mental, porque quando eu paro para pensar que não vale a pena colocar um monte de lixo pra dentro do corpo só pelo prazer do gosto, a vontade passa. "Ah, mas vc pode comer de vez em quando, não faz mal, não da pra viver sem tranqueira nenhuma". Sim, poder eu até posso, mas prefiro ficar sem. Pra mim é melhor e mais fácil. Eu não PRECISO de comer chocolate, meu corpo não precisa. Eu não PRECISO de hambúrguer, nem de pizza, nem de qualquer outra tranqueira "gostosa". Essa necessidade foi inventada. Pego como um exemplo bem simples, meu próprio pai. Ele praticamente não come tranqueira, não por dieta (ele tem só 4% de gordura no corpo naturalmente!!), não por saúde, mas por uma questão de hábitos. Ele nunca foi acostumado a comer chocolates, tomar refrigerantes, comer hambúrgueres e batata frita, então ele não sente essa necessidade, porque essa necessidade simplesmente não existe, é a gente que cria a partir dos nossos hábitos e costumes. Mesma com as diferenças nas culinárias mundiais. O que é necessário para nós, pode não ser para os japoneses e vice-versa. Vejo isso muito claro aqui nos EUA. Poderia citar milhões de outros exemplos, até não relacionados com a dieta, mas já deu pra entender o ponto né?
Sabendo de tudo isso, por que ainda é tão difícil mudar e se controlar diante das "tentações"? Simplesmente porque são hábitos cultivados por anos e anos, durante uma vida! Não tenho a pretensão de me adaptar totalmente a esses novos hábitos em apenas alguns meses. São necessários anos para incorporar novos hábitos e treinar o cérebro de comer somente o que o corpo precisa e não o que o cérebro acha que é gostoso.
Ta. Filosofei demais agora. Viajo as vezes, mas se parar para pensar faz sentido.
Enquanto escrevia este post, estava lendo um artigo do Dr. Rodolfo Peres sobre memória metabólica. E fala justamente disso. O indivíduo que passa 95% da vida com hábitos totalmente inadequados, não vai conseguir mudar seu metabolismo de uma hora pra outra. Mesmo que adquira o físico que deseja, ele vai continuar com o metabolismo que teve a vida a inteira por um bom tempo ainda. A consolidação dos resultados leva anos. Por isso que eu sempre digo que dieta e exercícios são estilos de de vida a serem adotados sem prazo determinado para acabar. É um processo continuo, seu cérebro, seu corpo, seu metabolismo leva tempo para assimilar que você não leva a mesma vida que levava antes. Além de fazer tudo certinho, é necessário muita paciência não só para alcançar os resultados, mas para consolida-los.
Ainda com relação a memória metabólica, posso dizer que eu mesma sou prova dessa teoria. Treinei e fiz dieta durante 3 anos no Brasil, parei por 7 meses e retomei a rotina há 2 meses. E o que vejo é que os resultados estão aparecendo muito mais rápido do que achei, meu corpo está respondendo muito mais rápido do que antes até. E isso se deve as memórias metabólica e muscular para minha sorte.
Portanto, essa história de dieta disso, dieta daquilo que prometem milagres da noite pro dia, não funcionam! Se quiser resultados e se quiser manter os resultados, tem que mudar o estilo de vida num todo!
Comentários
Postar um comentário