Bom, agora que você já sabe onde diabos você está prestes a se meter, está na hora de começar a se planejar. Mas, por onde começar? (pelo começo, oras =P). Se você ainda não é au pair, não foi atrás das agências ainda e está lendo este texto, já é um bom começo. Significa que você está tentando colher o máximo de informações possíveis sobre o Au Pair para então começar a saga. Vou explicar de maneira bem superficial quais são as etapas. Depois vou detalhando aos poucos o meu processo ok?
Pesquisa
Primeiro de tudo, como já falei acima: leia, leia e leia. Pesquise em sites de agências, blogs, comunidades no Orkut, grupos no Facebook, enfim, tente obter informações de quem está no mesmo barco que você para ter uma noção mais real da coisa. Muito importante nessa etapa é filtrar o que você lê, pois há tanto histórias boas quanto ruins, verdades e mentiras. Não se iluda com as histórias boas nem desista por causa das historias ruins. Cada caso é um caso.
Agências
Informe-se sobre as agências de intercambio próximas à sua casa e tire um dia para visitá-las. No meu caso, que moro no ABC Paulista, visitei as três agências mais “fortes” aqui na região que foram: Experimento, STB e CI.
Minha decisão foi pela Experimento, tanto pela segurança que consultora que já foi au pair me passou, quanto pela experiência da agência no ramo. Lembro que fui uma vez com minha mãe e outra com meu pai e fomos super bem atendidos e todas as duvidas foram sanadas. Mas, acho que a decisão pela agência é algo muito pessoal. Cada uma tem um feeling diferente, cada uma vai ter uma história diferente para contar, não tem jeito.
Cada agência no Brasil representa uma agência americana, então não basta só ser forte aqui, tem que ter um bom feedback nos EUA, pois é lá que o bicho pega de verdade e é onde precisaremos de um bom suporte em caso de perrengue.
A Experimento representa a Au Pair in America (APIA), a STB e a CI representam a Au Pair Care (APC). A APIA tem fama de ser a mais cara e mais enjoadinha nas exigências tanto para quem vai ser au pair quanto com as famílias que querem contratá-las. Eu considero isso como ponto positivo.
Ah, sim, acho que vale comentar que existe a possibilidade de você ir sem agência, por conta própria. Mas eu, pessoalmente, não me arriscaria.
Valores
A Experimento é a mais cara das três, a STB e CI têm valores próximos, senão iguais, não lembro ao certo. Mas, mesmo sendo a mais cara, ainda sai muito mais barato se compararmos com as outras modalidades de intercâmbio. Lembro sempre disso quando acho que estou gastando muito. hehehe
Eu gastei mais ou menos R$ 2.700,00 incluindo seguro internacional completo. Isso, claro, sem contar os gastos com passaporte, visto, mala, roupas, presentes e blá blá blá que variam. Não é caro vai? Para passar um ano estudando e ganhando quase USD 800,00 por mês, com hospedagem e refeição inclusos, está excelente!
Application
Bom, após a inscrição feita na agência (acompanhada de uma sensação de frio na barriga GIGANTE), você já leva para casa um Manual ensinando o passo-a-passo do preenchimento do Application on line (e aí a ansiedade já começa a dar as caras). O Application é como se fosse nosso “currículo virtual”, contendo todos os nossos dados, comprovação de experiência, fotos, vídeo e até nosso histórico médico. Os detalhes do preenchimento é assunto para um próximo post, mas já adianto que não tem segredo nenhum, só cansa um pouco pela quantidade de informações solicitadas, que nem sempre estão à mão.
Resumidamente, quando todas as etapas do application estiverem completas, você tira mais um dia, vai à agência novamente, entrega toda a papelada solicitada, faz o teste de inglês (iTep) e um psicológico e aguarda. Todos os seus documentos mais a parte on-line serão revisados pela agência que você fez a inscrição, depois pela matriz que fica em São Paulo e de lá são enviados para o escritório da APIA em Londres onde tudo será revisado novamente. Estando tudo ok e não tendo nenhuma exigência extra, você recebe a mensagem do aceite na sua página do application dizendo que o seu perfil está disponível para as famílias. Felicidade e ansiedade se misturam, porque a partir daí você fica que nem uma louca checando a sua página e o seu e-mail o dia inteiro pra ver se já tem alguma família interessada. Se você tiver sorte e um bom perfil, não vai demorar muito para as famílias aparecerem e você começar a trocar e-mails, conversas por Skype e telefonemas (e ficar um pouquinho mais ansiosa!).
Fase on-line
E o que é um bom perfil? Boa pergunta! Cada família tem uma necessidade e cada au pair tem sua sorte. Mas, na minha humilde opinião, as famílias se atentam logo se a menina tem um bom nível de inglês, se tem bastante horas de experiência com crianças, se dirige há um bom tempo e por último, se a menina parece simpática (sorrisão na cara sempre!). E como eles sabem de tudo isso? Através do vídeo de 3 minutos que você tem que fazer com todo o capricho (e paciência) do mundo. De cara, acho que é a primeira coisa que as famílias gostam de ver, pois ali sentirão melhor a personalidade da candidata. Depois, lêem a sua carta, vêem as suas fotos com crianças e lêem o restante do seu perfil. Por isso, por mais que demore e seja chato, é CRUCIAL caprichar no seu perfil do application para aumentar suas chances de encontrar uma família bacana mais rápido.
Se fosse para eleger a fase mais crítica do processo todo, eu diria que é essa. Gera MUITA ansiedade ficar esperando as famílias aparecerem, marcar as conversas, trocar e-mails, tentar ser o mais simpática possível. Você vai vendo outras meninas fechando e parece que a sua hora não chega nunca. Mas, uma hora chega e você nem acredita. E fica pensando: “Meu Deus será que fiz a escolha certa?”. TENSO!
Match
Você gostou da família, a família gostou de você, vocês trocaram e-mails, se falaram no Skype, no telefone, amor correspondido (mas você quase morreu de ansiedade). Pronto! Aí então vem o tão sonhado MATCH, que é quando você e família decidem em comum acordo, que você será a au pair deles e eles serão sua host family por um ano nos EUA. Decidem em comum acordo também quando será sua data de embarque de acordo com a necessidade deles e a sua disponibilidade.
É aí que você com certeza vai poder responder às duas perguntas que TODOS fazem quando você fala que vai fazer intercambio (lá no começo da saga): Para onde? E quando? =D
É uma felicidade indescritível gente! Só quem passa por isso sabe, pois o medo de não conseguir família, o medo de ficar meses on-line às vezes parece dominar nossa mente. E poder responder de boca cheia essas duas perguntas, é um alivio tremendo!
Visto
Depois do match, vem o temido visto americano. (Sim! Você vai ficar ainda mais ansiosa que na fase anterior, por incrível que pareça). No caso de au pair, é o J-1, que teoricamente é mais “garantido” do que o visto de turismo por exemplo. Mas isso não significa que não há riscos de seu visto ser negado. É uma loteria e não há critério para o consulado negar ou aprovar a sua entrada no país.
PID
A famosa Permissão Internacional para Dirigir. Sim, você precisará dela para dirigir nos EUA. Não dá trabalho nenhum tirá-la, dá para fazer tudo on-line pelo site do Detran, mas é cara. Aqui em SP sai por R$202,00 e quando você vê como é a PID dá um desgosto danado. Mas fazer o que? Ossos do oficio. Além da PID, dependendo do estado que você for morar nos EUA, precisará tirar também a Driver’s License de lá. Informe-se com a sua host family sobre a necessidade desse documento. Mas não se preocupe por enquanto, porque se precisar, tudo será feito lá nos EUA.
A espera pelo embarque (a fase que eu estou)
Agora sim é hora de finalmente respirar aliviada e aguardar tranquilamente, certo? Errado! Acho que em nenhum momento uma aspirante a au pair consegue respirar aliviada. Hahaha
Agora é hora de arrumar os últimos detalhes. Comprar dólares; fazer o Visa Travel Money; comprar alguma coisa que ainda falta; pagar a parte da agência; comprar os presentes para a Host Family (já comece agradando); ir ao médico, dentista, fazer aquele check-up; planejar o que levar na mala; resolver toda e qualquer pendência que tenha aqui no Brasil. Enfim, por mais que você feche com a família com bastante antecedência ao embarque, sempre vai parecer que o tempo é curto demais para fazer tudo que é necessário e já vai dando aquele aperto no coração. Mas, com planejamento e organização é possível não enlouquecer e tudo dar certo!
Acho que o principal nessa fase é curtir ao máximo sua família e seus amigos AQUI, pois com certeza sentirá muita saudade deles durante o seu ano de aventuras nada glamurosas nos Istaitis!
Beijo, beijo pessoas lindas!! Até o próximo post!! =)
Estou ADOOOORANDO Andreia, tem usado bastante criatividade. Realmente independente de já estarmos com o embraque e quase toda viagem certinha, a ansiedade não nos abandona. Havia me perguntado de como está meu app, já estou em match. Viajo dia 06 de setembro. Suuuper ansiosa, mas bem animada. I can't wait =)
ResponderExcluirGrande beijo Andreia continue atualizando que estarei sempre aqui acompanhando.
Como já disse adooro, blogs ;)
I hope to see you tehre ;)
Novamente, texto mto bem escrito. Tenho ctz q vai esclarecer pra mts futuras au-pairs.
ResponderExcluirbjo
Mariana!!
ResponderExcluirQue bom que está gostando floooor! =) Fico muito feliz!
Tu viaja dia 06??? Já??? Onde vc vai morar mesmo? =P
Boa sorteeeee e um beijão!!
Thanks amore!
ResponderExcluirBom que vai ser como um "diário" também neh? Pra eu lembrar tuuuuuudo que tive que passar hahahha
Te amooo!
uauuuuu que post perfeito e bem explicado, como sempre né...
ResponderExcluirpara as futuras e pretendentes au pairs está ótimo.....
bjks
Obrigada Patrícia!! Fico feliz que tenha gostado!! =D
ResponderExcluirBeijão!
Obrigadooooo Andreia
ResponderExcluirvou trazer esse visto sim é meu :)
Andreia, vou para Washigton DC, VA Arlington. Pois é menina, dia 6 já. Ansiosa mas tranquila! Tenho fé de que tudo vai dar certo =)
ResponderExcluirBjooo Lindona!
Post super ultra mega explicativo!
ResponderExcluirAdorei!!!
Queria te perguntar uma coisa, como vc conseguiu suas horas com experiências com crianças, vc ja tinha antes?
Cada vez que venho aqui no seu blog fico com uma pulguinha atras da orelha com vontade de jogar tudo pra cima e ser au pair tbm...mas acho que meus pés estão muito grudados no chão! rssss
To meio sem tempo pra internet esses dias, mas assim que tiver um tempinho venho aqui e leio mais.
E o SA la no face, ta gostando???
Bjooo
Thalita
Que bom que gostou Thalita!! =) Fico muito feliz mesmo!
ResponderExcluirhahahaha é foda né? Fiquei com essa pulguinha há muito tempo também até decidir. Mas só segui em frente depois de ter plena certeza do apoio do meu namorado.
Vem sim! Será sempre bem-vinda!
To ADORANDO aquele grupo! Muito bom e é diferente mesmo dos outros grupos de fitness...é mais "família" digamos assim. Gostei muito!
Beijão!