Pular para o conteúdo principal

O meu processo


Bom, agora que já está claro o que é o au pair e por que resolvi me meter nessa, vou contar um pouco sobre como funcionou o meu processo.

Como eu já mencionei, decidi optar pelo Au Pair primeiro por ser a forma mais “em conta” de se fazer intercâmbio e segundo porque acho que me encaixo nos requisitos necessários, óbvio.

Quando fiz a inscrição na Experimento no dia 28/03/2011 ainda estava trabalhando, mas saí de lá no dia 08/04/2011. Então, tive tempo suficiente para fazer tudo com calma e me dedicar inteiramente aos preparativos. Considerando desde a inscrição até a data efetiva em que chegarei na casa da família americana, serão exatos 6 meses. É um tempo considerado até curto, levando-se em conta toda a burocracia da coisa. E isso varia MUITO de pessoa pra pessoa. O importante é não ter pressa de embarcar e por isso fazer as coisas “nas coxas”. Faça tudo com calma para não se arrepender e “pastar” depois. Melhor demorar mais para embarcar e passar bons momentos nos EUA do que ir na correria e ter que trocar de família por pura falta de paciência.

Aí vai um pouco do meu processo depois da inscrição na agência:

Passaporte

Para tirar esse documento é preciso pagar um taxa de R$ 156,00 e agendar uma data para ir até um posto da Policia Federal colher as digitais e tirar uma foto. O problema está justamente aí. Dólar baixíssimo, todo mundo querendo viajar pros estrangêro, ou seja, FILA para conseguir agendar a bendita data. Lembro que só consegui o primeiro agendamento para mais de um mês à frente. Era muita coisa, pois não queria atrasar a entrega de TODA a documentação na agência, por causa do passaporte. Aí veio a dica de uma moça que trabalhava comigo na época (secretária executiva da empresa, cheia dos macetes), que era de ficar tentando re-agendar no site da PF. Isso, na pratica, significa ficar o máximo de tempo possível vendo de posto em posto da PF se abria um horáriozinho vago, porque sempre havia alguma desistência, principalmente no início da manhã e no fim da tarde. Só que MUITA gente sabia disso, então as vezes aparecia a vaga para um dia mais próximo, mas não dava nem tempo de concluir o agendamento, e a vaga sumia! Só consegui uma vaga para a próxima semana em Campinas! E como não apareceu outra para nenhum posto mais próximo, lá fui eu em Campinas para tirar o bendito passaporte. E tem que ir duas vezes. A primeira para colher as digitais e foto e a segunda para buscar. Saiu caro esse passaporte viu? Mas tudo bem. Me adiantou um bocado! Fica a dica pra quem quer dar uma adiantada nessa etapa.

Experiência com crianças

Eu e minha amiga companheira de aventura auperzisticas, fizemos nosso “estágio voluntário” juntas numa creche cujos donos são amigos dos meus pais. Eles e toda a equipe de tias foram uns amores conosco! Simplesmente AMEI esse período! Nos apegamos demais às crianças e elas à nós. Foi cansativo, não é nada fácil trabalhar com crianças mas, por outro lado é muito gratificante! De verdade mesmo. Aprendi MUITO!

Outros detalhes necessários

Recomendo o Hospital das Clínicas de SP para quem precisa tomar as vacinas necessárias. Lá, eles têm um Centro de Atendimento ao Viajante ótimo. A única vacina que tive que pagar foi a de Febre Tifóide que estava em falta na rede pública e mesmo particular foi difícil de encontrar...

Depois das vacinas devidamente tomadas, preenchi o formulário médico e pedi para o meu clínico geral assinar. Ele foi um amor, pra variar. Sei que muitas meninas têm dificuldade nessa parte, então é bom comentar sobre isso. Tente ir no seu médico de confiança, que passa a mais tempo ou que é mais "gente boa" com você e vá com tudo preenchido para ele só ter que revisar, assinar e carimbar. Com relação ao teste de tuberculose (PPD) ele só é necessário caso você NÃO tenha sido imunizada antes. É só olhar na sua carteirinha de vacinação. Se já tomou, mesmo quando criança, não precisa tomar de novo, nem fazer teste nenhum. 

Quanto à referencia pessoal, também não tive dificuldades, pedi para minha amiga e meu namorado assinarem, tranqüilo.
Que mais?Ah sim, preenchimento do application on-line da APIA também não tem segredo, é bem auto-explicativo. Mas é bom prestar bastante atenção para não colocar alguma data errada, número de documento, essas coisas.
Muita gente também pergunta se a APIA liga para as referencias para confirmar as informações. Olha, no meu caso, no da minha amiga e no de outras meninas que soube, não ligaram para ninguém. Mas, nunca se sabe né?

A carta de apresentação para a Host Family também me fez queimar um bocado de neurônio e exercitar minha redação em inglês. Fiz e refiz 500 mil vezes e se ler hoje ainda vou querer mudar alguma coisa! Para mim, o problema é que como no meu antigo trabalho era necessário o inglês formal para trocar e-mail com fornecedores, estava muito acostumada a esse tipo de linguagem e tive que buscar o equilíbrio pra não ficar nem formal nem informar demais. Como em qualquer redação, coerência e coesão são sempre bem-vindos. Procurei falar o máximo que pude sobre mim, minha família, minha rotina, o que gosto de fazer, minha experiência com crianças e tentei ser o mais simpática possível. As famílias adoraram!

Outra etapa que demandou bastante paciência foi o vídeo.  Deu MUITO trabalho, foi cansativo gravar e regravar milhões de vezes o mesmo texto sem parecer decorado e em apenas 3 minutos. Não coloquei música de fundo como muita gente faz, porque achei que ia acabar “poluindo”. Melhor simples e natural. Só inseri algumas fotos para ir passando de acordo com o que estava sendo falado. As famílias também elogiaram muito!

Tudo pronto e revisado mil vezes, application entregue, teste de inglês (iTep) feito e aprovado com nota quase máxima. Meu perfil ficou on-line exatas 3 semanas depois.

Em 24 dias, falei com 6 famílias (cujos detalhes serão posteriormente postados) e fechei com a quarta que entrou no meu perfil. Trocamos muitos e-mails, nos falamos 2 vezes por Skype e 1 vez por telefone, troquei e-mail com a atual nanny da família (que me ajudou muito) e fechamos. Foi bem complicada essa fase. Acho que foi a mais tensa para mim.

Considero a escolha da família a mais importante de todas. Afinal de contas, é a partir dessa escolha que se sabe onde vai morar e como será sua rotina.  Por mais que você converse, por mais que você AME a sua host family desde o primeiro minuto, não dá para saber como vai ser sua convivência com eles, não dá para saber como eles realmente são só por contato virtual. Tudo isso você só vai descobrir quando chegar lá e as coisas começarem a acontecer. Tem famílias que são totalmente diferentes do que aparentam e outras não. Assim como nós au pairs, eles também querem vender o peixe deles da melhor forma possível. Então, o máximo que se pode fazer é conversar MUITO antes de tomar qualquer decisão. Perguntar tudo que for possível, todas as dúvidas, por mais tolas que pareçam. Se eles forem realmente legais, não vão se negar a responder.

Bom, match fechado, próxima etapa: visto! Agendei meu visto com bastante antecedência mais por precaução mesmo, pois tinha muita documentação para providenciar. Mas vaga tinha de monte. O visto de intercambio não demora meses como costuma acontecer com o visto de turismo.
A minha entrevista foi no dia 29/07 no consulado de São Paulo. Confesso que fiquei tranqüila, mais do que imaginava e graças a Deus, deu tudo certo. Não precisei mostrar NENHUM documento que levei (e levei tuuuuuudo que possa comprovar meus vínculos com o Brasil). A entrevista foi suuuuper rápida, o cônsul simpaticíssimo e apesar da fila enorme, saí de lá feliz e saltitante querendo gritar pro mundo que o visto era MEEEEEU!! Hahaha Uma semana depois meu passaporte chegou com o visto anexado e tudo mais!

Nesse meio tempo tirei a PID, paguei o restante que faltava para a agência (optando pelo seguro completo), fui aos médicos de que precisava, dentista, comprei algumas coisinhas pra mim e comprei o presente dos hosts esse final de semana. Como estava viajando para Minas Gerais, no caminho achei o presente perfeito: um kit caipirinha da cachaça João Mendes para o host e doces tipicamente mineiros (e deliciosos) para as mulheres! Comprei um pote para a host mom, um para a atual nanny e outro para a LCC. Não tem coisa que gringo mais se lembre ao falar do Brasil do que caipirinha e não tem mulher que não goste de doce (as exceções são raras). Então já que estava passando por lá mesmo, juntei o útil ao agradável e não me saiu nada caro.
Ainda falta comprar os presentes para as 3 kids e para a filhinha da nanny que acabou de nascer. Para a host mom também estou pensando em comprar mais alguma coisinha tipo Natura ou um par de Havaianas mesmo.

Agora estou nos últimos detalhes MESMO. Faltam 26 dias para o embarque. UI!

E esse foi o meu processo de forma BEM resumida. Gente, eu escrevo demais! Até o resumo ficou grande! Affffe!hahaha

Mas enfim, no próximo post vou tentar falar mais sobre a fase de escolha das famílias, que é muitíssimo importante.

Beijo, beijo pessoas lindas e até mais ver!

Comentários

  1. Adorei seu blog!
    Ajudou bastante haha

    Bjão
    May.

    ResponderExcluir
  2. Oie e ai como esta os preparativos pra embarcar?e o namo? vo fazer 4 anos de namoro em novembro...
    Estou on line falando com as familias ... boa sorte nesta etapa!aproveita bastante seu treinamento e depois me conta como foi com a familia

    ResponderExcluir
  3. Obrigada May!! Fico feliz que tenha gostado!

    Passe sempre por aqui! =)

    Um beijão gata!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nádia!!

    Ai, estou na reta final praticamente. Mas ainda não caiu a ficha! hahaha Acho que só vai cair mesmo quando estiver lá.

    Quanto ao namo, ainda vou fazer um post inteiro sobre isso. Também namoro há bastante tempo, 3 anos e pouco e vamos continuar e ele vai me visitar. Alias, ele é o meu maior incentivador!

    Boa sorte com as familias gata! Muita paciencia e sabedoria nesta etapa que é extremamente decisiva! To torcendo para conseguir uma familia bacana!

    Pode deixar, postarei todos os detalhes aqui.

    Beijão e sucesso!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog Andreia,
    vc consegue escrever tudo sem ficar cansativo para ler!!

    já estou te seguindo..


    beeijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Brenda!

    Obrigadão gata!! Que bom que está gostando! ;)

    Beijão e sucesso!!

    ResponderExcluir
  7. Companheira de aventura auperzisticas só? Snif... =[

    ResponderExcluir
  8. Gi! Larga mão de fazer cú doce que você sabe que você mora no meu coração! HAHAHA

    Beijo amore!

    ResponderExcluir
  9. Mão aguentei e vim aqui ler mais esse post!
    Isso porque meu fogão ta la me esperando! rssss
    Vi agora cmo vc conseguiu sua experiencia com crianças. Dúvida respondida!
    Outra dúvida, voce perguntou se tinha academia perto da casa onde vc vai morar? Serio!
    Vc vai treinar lá não vai?
    Me conta mais sobre isso.
    Olha, eu não acho seus posts longos não, quando termino de ler da vontade de ler mais e mais coisas, te perguntar mais...continue escrevendo assim, não precisa resumir!
    To adorando fazer parte dessa fase da sua vida mesmo que como espectadora virtual!
    To achando super emocionante!
    Continue contando tudo pra gente!
    BJos
    Thalita

    ResponderExcluir
  10. Oi Thalita!!

    Obrigada pelos comentários! Fico muito feliz que esteja gostando.

    Então quando a academia acho que respondi no post de hoje! hahah Já pesquisei sim e tem muitas academias pertissimo de onde vou morar. Muito bom! Pretendo continuar com tudo treino e dieta! Já peguei até dicas com a Dani Tamega que tem mais experiencia fora do que eu neh? hahah

    Que bacana que está gostando! A gente vai escrevendo tão sem pretensão e quando vê tem um monte de gente bacana curtindo! To adorando a vida de blogueira! hahaha

    Também adoro o seu e to acompanhando sua dieta ciclica! Boa sorteee gatona!

    Beijão

    ResponderExcluir
  11. A cada post que leio tenho vontade de comentar! hehehe
    E olha que foi hoje que encontrei teu blog;
    Mas, legal mesmo quando o namorado incentiva, né? O meu também me apoia muito.
    Só falta eu ter certeza de que é isso mesmo que eu quero. Afinal, o que eu quero mesmo é aprender e praticar o inglês.
    Também estou ficando com o coração na mão, pois adoro o meu trabalho e não sei se poderia ficar 1 ano longe.
    Beijoo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Update: ACADEMIA E TREINOS

YAY!! Finalmente voltei para a academia!! Pois é. Disse que iria tentar fazer em casa mesmo, mas não rolou. Acho que o fator "desmotivador" nesse caso foi o fato de eu fazer tudo praticamente em casa. De certa forma, trabalho em casa, meu marido também e então chega no fim do dia muitas vezes, quero mudar um pouco de ares. Não consegui me motivar o suficiente para fazer exercícios também em casa.  Então, me matriculei numa academia perto de casa. Pequena, mas com bons aparelhos e bons instrutores e o melhor, estava tipo metade do preço das outras. Já me inscrevi no plano semestral e vamo que vamo! E funcionou! Voltei a treinar semana passada firme e forte. Estou mantendo a dieta páleo que me dá muito mais energia nos treinos, além de secar muito!! Quase ninguém acredita que estava há mais de dois anos longe da academia e todos me perguntam como mantenho meu corpo. (Viva a paleo!!!) Porém (sempre tem um porém), enferrujada que estou já faltei ontem e provavelmente faltarei hoj...
Gente que engraçado, meu ultimo post foi ha quase 4 anos! CHO-CA-DA. E mais chocada ainda que ainda tem gente vendo o blog de algum lugar do mundo. Incrível isso não? Bom, nem preciso dizer que durante quase quatro anos, muita água - e neve - já  passou por debaixo dessa ponte. Chegamos no Canada em Julho de 2015 com 4 malas e alguns poucos milhares de reais, suficientes para nos sustentarmos por um tempo curto e para pagarmos a faculdade do Cesar. De la pra cá, passamos por muitas fases, aprendemos e amadurecemos muito como pessoa e como casal também, pois nossa vida de casal casado começou de verdade aqui nas terras geladas. Não daria, e nem caberia em um post só, para contar todos os detalhes da vida aqui desde que chegamos. Mas se eu fosse resumir bem, diria que foi MUITO melhor do que planejamos e que fomos muito abençoados por ter conquistado tanto em tão pouco tempo. Não me entenda mal, nao somos milionarios (ainda) e nao ganhamos na loteria canadense. Mas o sentimento d...

WELCOME JULY!

E julho chegou! E ele está prometendo trazer fortes emoções, grandes mudanças, desafios e muitas conquistas!! Serão 31 dias novinhos em folha, prontos para escrevermos a nossa história. O ano passou tão rápido e tanta coisa aconteceu que nem deu tempo de ficar ansiosa querendo que julho chegasse logo, porque  ele já chegou de qualquer forma e aposto que vai embora na mesma velocidade. Por isso temos que curtir muuuuuuito cada momento desse mês que será muito especial nas nossas vidas. Será um mês onde iremos iniciar mais uma nova etapa. Uma etapa muito importante e cheia de desafios. E apesar do medinho natural de qualquer mudança, é extremamente gratificante ver que mais um projeto, mais um sonho está se concretizando, se tornando real. É tanta felicidade que nem cabe em mim!  Só tenho a agradecer cada dia mais! E será mais um mês incrível, mais uma mudança incrível, mais um ano incrível!! Cheio de coisas boas, realizações e desafios também, mas quem disse que desafios ...