Pular para o conteúdo principal

Aupér: O que que é isso mesmo?



Para quem já está inserida no mundo auperiano, esse texto vai ser bem chatão (com toda razão). Mas, talvez possa ajudar quem está no inicio da idéia, pensando na possibilidade, colhendo opiniões sobre o assunto. E claro, para nossos amigos, familiares e conhecidos que não sabem bem como funciona o programa e a acha que vamos viver ilegalmente nos EUA depois de atravessar a fronteira no México. hahaha

O  programa Au Pair (que vem do francês e significa “ao par”) é uma modalidade de intercâmbio cultural com duração de 12 meses que une trabalho remunerado e estudo. É regulamentado pelo governo dos países: EUA, França, Alemanha, Áustria e Holanda. A idéia principal é a troca cultural, então tem de haver benefícios para ambas as partes. As vantagens são muitas, mas não tão simples assim. Pensando no custo-benefício, a meu ver, é realmente o intercâmbio que vale mais a pena, pois gasta-se muito pouco e ganha-se muito, não em dinheiro, mas em experiência de vida mesmo.

Teoricamente, a au pair é recebida pela família hospedeira (host family) como parte da família e irá cuidar das crianças como se fosse uma irmã mais velha. O trabalho será auxiliá-las nas atividades básicas, como acordar, alimentar, dar banho, preparar para a escola, levar e buscar nas atividades, auxiliar nos deveres, brincar, enfim o dia-a-dia varia muito de família para a família. Para isso, a host family irá pagar um salário semanal para a au pair cobrir seus gastos pessoais, pois o gasto que seria mais pesado para um intercambista comum (acomodação e alimentação) já estão inclusos no pacote. Você vai morar na casa da família para quem você vai trabalhar e ter direito a alimentação completa e quarto privativo. Dependendo da família, você vai ter um carro para transportar as crianças e/ou um só para você, celular, banheiro privativo e outros “mimos” que a host family pode bancar se quiser. Sua host family também irá custear seus estudos durante o seu ano nos EUA. Aí sim eu vi vantagem né não?

Sim, mas tudo tem dois lados. O salário de au pair é de apenas USD195,76 por semana, ou seja, esqueça o sonho de sair comprando tudo que ver pela frente na terra do consumismo. Morar com a sua host family pode ser ótimo pelo lado financeiro da coisa, mas é bom lembrar que eles são seus chefes também e conviver com eles pode não ser a melhor coisa do mundo, ainda mais em outra cultura com costumes totalmente diferentes. São eles quem ditarão as regras da casa e cabe a você se adaptar a elas (claro, se não estiverem abusando) o que pode ser BEM difícil. Quanto aos estudos também não vá se animando muito, pois o valor máximo que as famílias pagam é de USD500,00 por ano, não dá pra muita coisa não. E o mais importante: cuidar de criança NÃO É FÁCIL, você vai trabalhar MUITO. Precisa realmente estar certa de que gosta e sabe lidar com elas. Esteja preparada. Antes de tomar a decisão baseada apenas no quesito financeiro, leve em consideração se você tem maturidade, estabilidade emocional, flexibilidade e paciência suficiente para encarar tudo isso.

Quem pode participar?

À título de curiosidade dos que não estão por dentro, aqui vão os requisitos básicos para se tornar uma au pair nos EUA:

 - Ter entre 18 e 26 anos;
 - Ser do sexo feminino (menino pode também, mas só por algumas agencias)
 - Ensino Médio Completo;
 - Inglês intermediário;
 - Ser solteiro(a) e sem filhos;
 - Possuir carteira de habilitação;
 - Ter no mínimo 200 horas de experiência com crianças nos últimos 3 anos;
 - Gostar de crianças.

Parece simples não? Provavelmente você também pensou que esse é o programa perfeito para você. Porém, é bom frisar que é fundamental que você se sinta preparada para viver um ano longe dos seus pais e de toda sua família/namorado/cachorro/papagaio; que você seja flexível e tenha facilidade de se adaptar a novas culturas, ou seja, ter cabeça aberta para o diferente.

É importante ter um objetivo em mente e se focar nele. Seja o aprimoramento da língua, conhecer novos lugares, guardar um pouco de dinheiro, repensar a vida. Cada um tem um motivo diferente para embarcar nessa, e pelo menos para a maioria, o trabalho de cuidar de crianças é um meio de atingir esses objetivos e não o objetivo final. FOCO sempre galera! 

 
O que eu ganho com isso?

- Remuneração Semanal de USD195,76;
- Bolsa de Estudos de até USD500 por ano paga pela Host Family;
- Orientação de 4 dias nos Estados Unidos em hotel antes de chegar na sua futura host family;
- Seguro saúde básico. Se quiser uma cobertura maior, cada agência tem o seu valor;

- Acomodação em quarto individual com todas as refeições na casa da Host Family;
- Duas semanas de férias remuneradas;
- Mínimo de 1 dia e meio e folga por semana;
- Um final de semana livre por mês, no mínimo;
- Opção de viajar pelos EUA por 1 mês ao final do Programa;
- A carga horária de trabalho de uma au pair deve ser de no máximo 45 horas por semana e 10 horas por dia.

Importante lembrar que:

A au pair não é responsável por cuidar das tarefas domésticas da casa, mas é de sua responsabilidade manter suas coisas e as das crianças sempre limpas e organizadas. Isso inclui roupas, louças, brinquedos, quartos e qualquer bagunça que tenha a ver com você e com as crianças que está cuidando. Mas você também não vai morrer se ajudar a tirar a mesa ou lavar uma louça que não seja sua. Acho que o BOM SENSO deve imperar sempre. Se você quer ser tratada como parte da família, haja como parte da família.

Colocando na balança os aspectos positivos e negativos, ainda acho que vale a pena, pois a bagagem cultural que se adquire é enorme e se souber lidar com os aspectos negativos seu ano pode ser muito proveitoso. Quando voltar para o Brasil terá uma chance maior de conseguir um super emprego, pois experiência no exterior é um quesito que conta MUITO. Vai aprender a se virar sozinha, querendo ou não. Vai conhecer e viver uma cultura totalmente diferente da que você está acostumada. Vai conhecer lugares que sempre sonhou e outros que nunca imaginou que iria. Vai fazer MUITAS amizades. Vai comprar coisas super legais e super baratas. Vai com certeza dar mais valor à sua família. E acho que o mais importante: vai voltar muito mais madura e segura de si e com muita história para contar.
 
Acho que por hoje é isso pessoas lindas. Acabou que o post saiu maior do que o planejado. Vou até entender se ninguém conseguir chegar até o final. Malzaê. =P

P.S.: Quero deixar claro que tudo que escrevo aqui é baseado na MINHA opinião, na MINHA experiência, nas MINHAS conclusões. Nada de verdade absoluta, certo ou errado.

A opinião de vocês também é muito bem vinda aqui. ;)

Beijos, beijos!

Comentários

  1. Bom, como eu nem sou aupér, o texto só me ajudou a perder horas de trabalho. HAUHHAHUAHHUA, to brincando!! Ficou mto bem escrito pra variar e eu continuo fã! hauhaahuhuha

    Te amo!

    bjo!

    ResponderExcluir
  2. HIUAHIUAHAIUHAI pelo menos te ajudou a matar algumas horas no trabalho, olha só que vantagem!

    Obrgiada pela visitinha e pelo apoio mozão!

    Amo-te!

    bju

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Update: ACADEMIA E TREINOS

YAY!! Finalmente voltei para a academia!! Pois é. Disse que iria tentar fazer em casa mesmo, mas não rolou. Acho que o fator "desmotivador" nesse caso foi o fato de eu fazer tudo praticamente em casa. De certa forma, trabalho em casa, meu marido também e então chega no fim do dia muitas vezes, quero mudar um pouco de ares. Não consegui me motivar o suficiente para fazer exercícios também em casa.  Então, me matriculei numa academia perto de casa. Pequena, mas com bons aparelhos e bons instrutores e o melhor, estava tipo metade do preço das outras. Já me inscrevi no plano semestral e vamo que vamo! E funcionou! Voltei a treinar semana passada firme e forte. Estou mantendo a dieta páleo que me dá muito mais energia nos treinos, além de secar muito!! Quase ninguém acredita que estava há mais de dois anos longe da academia e todos me perguntam como mantenho meu corpo. (Viva a paleo!!!) Porém (sempre tem um porém), enferrujada que estou já faltei ontem e provavelmente faltarei hoj...
Gente que engraçado, meu ultimo post foi ha quase 4 anos! CHO-CA-DA. E mais chocada ainda que ainda tem gente vendo o blog de algum lugar do mundo. Incrível isso não? Bom, nem preciso dizer que durante quase quatro anos, muita água - e neve - já  passou por debaixo dessa ponte. Chegamos no Canada em Julho de 2015 com 4 malas e alguns poucos milhares de reais, suficientes para nos sustentarmos por um tempo curto e para pagarmos a faculdade do Cesar. De la pra cá, passamos por muitas fases, aprendemos e amadurecemos muito como pessoa e como casal também, pois nossa vida de casal casado começou de verdade aqui nas terras geladas. Não daria, e nem caberia em um post só, para contar todos os detalhes da vida aqui desde que chegamos. Mas se eu fosse resumir bem, diria que foi MUITO melhor do que planejamos e que fomos muito abençoados por ter conquistado tanto em tão pouco tempo. Não me entenda mal, nao somos milionarios (ainda) e nao ganhamos na loteria canadense. Mas o sentimento d...

WELCOME JULY!

E julho chegou! E ele está prometendo trazer fortes emoções, grandes mudanças, desafios e muitas conquistas!! Serão 31 dias novinhos em folha, prontos para escrevermos a nossa história. O ano passou tão rápido e tanta coisa aconteceu que nem deu tempo de ficar ansiosa querendo que julho chegasse logo, porque  ele já chegou de qualquer forma e aposto que vai embora na mesma velocidade. Por isso temos que curtir muuuuuuito cada momento desse mês que será muito especial nas nossas vidas. Será um mês onde iremos iniciar mais uma nova etapa. Uma etapa muito importante e cheia de desafios. E apesar do medinho natural de qualquer mudança, é extremamente gratificante ver que mais um projeto, mais um sonho está se concretizando, se tornando real. É tanta felicidade que nem cabe em mim!  Só tenho a agradecer cada dia mais! E será mais um mês incrível, mais uma mudança incrível, mais um ano incrível!! Cheio de coisas boas, realizações e desafios também, mas quem disse que desafios ...