Pular para o conteúdo principal

ESTADOS UNIDOS: COISAS QUE EU SINTO FALTA

Já fazem dois anos e meio que voltei dos EUA, depois de um ano como Au Pair e posso dizer que ainda não me adaptei totalmente à minha vida aqui. Quer dizer, não fico me lamentando de saudades dos EUA todos os dias e blá blá blá, vivo minha vida aqui normalmente. Mas tem certas coisas que já não fazem mais o menor sentido na minha cabeça e com as quais acho que nunca vou conseguir me adaptar de novo.

É bom lembrar que não tenho do que reclamar da minha vida aqui no Brasil e na verdade, nunca tive, MESMO. Sempre tive uma vida confortável, dentro dos limites "classe média" brasileira. Só que depois de ter vivido num país de primeiro mundo muita coisa mudou e acho que fiquei mais criteriosa sobre vários aspectos.

Não quero aqui  fazer um post comparativo entre Brasil x EUA, nem menosprezar nosso país ou superestimar a terra do tio Sam, mas quero sim listar as principais coisas que sempre sinto falta da vida que vivi lá, da experiência que tive lá como Au Pair. E que, vale lembrar, não é igual para todo mundo.

Com certeza essa lista é maior, mas por enquanto eu consegui lembrar de 10 tópicos que mais me vêm a cabeça quando penso em coisas que eu tenho saudade dos EUA:

1) PODER DE COMPRA: Aaaaah como eu sinto falta disso. Ganhava míseros $800 por mês e fazia tanta coisa com ele! Mas tanta coisa!! Não só pelo fato de ser TUDO mais barato que aqui, mas pelo fato de aqueles $800 terem um poder de compra muito maior do que R$800 ou R$1.700 na conversão burra. Aqui por melhor que se ganhe, parece que o dinheiro não rende! Tenho a sensação de que aqui se luta muuuito mais para conseguir muuuuito menos.

2) EDUCAÇÃO: Não consigo me acostumar com a falta de educação do brasileiro no geral (sim, estou generalizando, óbvio que existem exceções). Parece que em todo lugar que se vai tem alguém querendo se dar bem, se sair melhor que o outro. Por favor, desculpa e obrigado, praticamente não existem. Cordialidade é algo anormal por aqui. Enquanto lá…

3)ESTRADAS: Foi uma das primeiras coisas que notei a diferença quando voltei pro BR. Sinto falta das estradas espaçosas, amplas, várias faixas, tudo bem planejado, asfalto tapete. Aqui…não precisa nem comentar, né? Fiquei quase 1 mês até conseguir ter coragem para dirigir aqui de novo.

4)VIAJAR: Não viajei muito nos EUA porque na época meu foco era outro, era estudar (até me arrependo um pouco disso). Mas tinha muito mais facilidade de ir pra qualquer lugar diferente. Seja de ônibus, trem ou metrô. Tudo muito mais acessível que aqui. Agora, para viajar pra qualquer cantinho por perto, temos que nos planejar meeeeses.

5) SEGURANÇA: É tão libertador ter essa sensação de que você pode sair, voltar tarde, sozinha, com celular na mão e nada vai te acontecer. Poder andar sem ter que ficar prestando atenção nos lados, olhando para trás, com medo. Isso é incrível!

6) FALAR INGLÊS: Yeah!! I miss that too! Saudade de falar inglês todos os dias e de ver minha evolução e fluência na língua. Tento ao máximo manter contato por aqui assistindo vídeos, séries, ouvindo podcasts e rádio de lá, mas não é a mesma coisa né? Já até dei aula de inglês por seis meses, mas também não é a mesma coisa. Gosto muito de língua e sinto falta mesmo desse contato direto.

7) KIDS: óbvio!! hahah por incrível que pareça, sinto falta da rotina com as kids, de ver o crescimento e desenvolvimento deles. De ver o quanto eles se apegam à nós. Enfim, até das brincadeiras, de colocar para dormir, essas coisas. Até mesmo de ver as diferenças na criação dos filhos aqui e lá.

8) QUATRO ESTAÇÕES DO ANO: Outono com folhas secas e coloridas, inverno com neve, primavera com flores e verão com calor e sol. É tão agradável viver onde as quatro estações são bem definidas e você "sabe" o que esperar de cada época. As previsões meteorológicas funcionam e o país inteiro é preparado para qualquer clima. No inverno não se sente frio dentro de casa, assim como no verão não se morre de calor para dormir.

9) DOS AMERICANOS: Simpatizo com o jeito prático e objetivo de ser da maioria dos americanos que convivi. Sei que muitos brasileiros acham que eles são frios e arrogantes e etc. E de fato, esse tipo de gente existe sim, e em qualquer lugar do mundo. Mas no geral, pelo que vi, a mentalidade do americano é admirável. Não é à toa que eles são número 1 no mundo. Eles são focados, objetivos, práticos e simples! Lá, dificilmente você consegue "imaginar" quando uma pessoa é rica ou não pela roupa que está usando. Cada um no seu quadrado não dando a mínima para o que os outros estão pensando. Gosto disso!

10) LIBERDADE PARA VESTIR O QUE QUISER: Ahhhhh, como é bom você sair para uma caminhada, corrida ou whatever de top e shorts e ninguém assobiar, falar coisas obsenas ou te olhar como se estivesse querendo de comer com os olhos. Realmente sinto falta dessa liberdade de me sentir respeitada independente da roupa que eu esteja usando. Fora que lá você tem total liberdade para se expressar. Ninguém te olha como um ET se você sai com um chapéu diferente, com uma bota legal, enfim.

Acho que essas foram as dez principais coisas que eu consegui lembrar que me fazem mais falta. No geral, resumindo em um tópico, eu falaria que a qualidade de vida é o que mais tenho saudades. Viver com liberdade, sabendo que seu esforço será recompensado, num país civilizado é outra coisa. Não há dinheiro que pague. Quem sabe um dia….

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bom dia segunda-feira!

E vamos começar mais uma semana com pique total? Qual o tamanho da sua vontade? Ela tem que ser maior do que sua capacidade de se auto-sabotar. Sua vontade tem que ser maior do que qualquer desculpa. Tem que ser maior do que a falta de tempo, do que a correria do dia-a-dia, do que a falta de dinheiro, do que a necessidade de fazer o que todo mundo faz. Mude. É uma questão de escolhas. O que te dá mais prazer? Uma barra de chocolate ou poder colocar um biquini e se sentir realmente BEM nele? Não julgo quem escolhe a barra de chocolate, vá em frente e seja feliz. Cada um faz o que bem entende e é feliz da sua maneira. Mas quem quer de verdade começar a mudar o próprio corpo tem que colocar em mente que está escolhendo um tipo diferente de prazer, que para mim, é muito mais duradouro e recompensante. O primeiro passo para a mudança no corpo, começa pela cabeça. Idealize sua meta, planeje suas estratégias, tenha um plano B. Treine seu cérebro de que a partir de agora uma nova fase se inici
Bom dia domingaaaaao!!! Sim, domingo de manha e ja to no pique pra ir fazer meu cardio sagrado! #NOT Sim, estou cansada e com preguiça, confesso. Alem de estar trabalhando bastante tem o cansaço físico mesmo de treinar todos os dias. Soh o poh da rabiola literalmente! Mas, assim que chegar na academia a nhaca passa e vou me sentir melhor! Eh assim que tem que pensar quando a danada da preguiça quer dar as caras. Lembrar da sensação boa que sinto depois de treinar, seja cardio (que eu odeio alias) seja musculação. E nao eh soh devido a endorfina, mas sim pelo fato de mais um dia de missão cumprida! Hoje tive que acordar as 6:30am para cuidar da bebe por duas horas enquanto minha host estava no medico, o que melou meus planos de fazer cardio em jejum. Se eu nao estivesse tao exausta, iria as 5am como ja fiz antes, mas as vezes o corpo pede uma boa noite de sono, o que também influencia nos resultados. Entao, mudei meus planos e resolvi fazer cardio HIIT mesmo. Ja tomei meu cafe da manha