Pular para o conteúdo principal

ESTADOS UNIDOS: COISAS QUE EU SINTO FALTA

Já fazem dois anos e meio que voltei dos EUA, depois de um ano como Au Pair e posso dizer que ainda não me adaptei totalmente à minha vida aqui. Quer dizer, não fico me lamentando de saudades dos EUA todos os dias e blá blá blá, vivo minha vida aqui normalmente. Mas tem certas coisas que já não fazem mais o menor sentido na minha cabeça e com as quais acho que nunca vou conseguir me adaptar de novo.

É bom lembrar que não tenho do que reclamar da minha vida aqui no Brasil e na verdade, nunca tive, MESMO. Sempre tive uma vida confortável, dentro dos limites "classe média" brasileira. Só que depois de ter vivido num país de primeiro mundo muita coisa mudou e acho que fiquei mais criteriosa sobre vários aspectos.

Não quero aqui  fazer um post comparativo entre Brasil x EUA, nem menosprezar nosso país ou superestimar a terra do tio Sam, mas quero sim listar as principais coisas que sempre sinto falta da vida que vivi lá, da experiência que tive lá como Au Pair. E que, vale lembrar, não é igual para todo mundo.

Com certeza essa lista é maior, mas por enquanto eu consegui lembrar de 10 tópicos que mais me vêm a cabeça quando penso em coisas que eu tenho saudade dos EUA:

1) PODER DE COMPRA: Aaaaah como eu sinto falta disso. Ganhava míseros $800 por mês e fazia tanta coisa com ele! Mas tanta coisa!! Não só pelo fato de ser TUDO mais barato que aqui, mas pelo fato de aqueles $800 terem um poder de compra muito maior do que R$800 ou R$1.700 na conversão burra. Aqui por melhor que se ganhe, parece que o dinheiro não rende! Tenho a sensação de que aqui se luta muuuito mais para conseguir muuuuito menos.

2) EDUCAÇÃO: Não consigo me acostumar com a falta de educação do brasileiro no geral (sim, estou generalizando, óbvio que existem exceções). Parece que em todo lugar que se vai tem alguém querendo se dar bem, se sair melhor que o outro. Por favor, desculpa e obrigado, praticamente não existem. Cordialidade é algo anormal por aqui. Enquanto lá…

3)ESTRADAS: Foi uma das primeiras coisas que notei a diferença quando voltei pro BR. Sinto falta das estradas espaçosas, amplas, várias faixas, tudo bem planejado, asfalto tapete. Aqui…não precisa nem comentar, né? Fiquei quase 1 mês até conseguir ter coragem para dirigir aqui de novo.

4)VIAJAR: Não viajei muito nos EUA porque na época meu foco era outro, era estudar (até me arrependo um pouco disso). Mas tinha muito mais facilidade de ir pra qualquer lugar diferente. Seja de ônibus, trem ou metrô. Tudo muito mais acessível que aqui. Agora, para viajar pra qualquer cantinho por perto, temos que nos planejar meeeeses.

5) SEGURANÇA: É tão libertador ter essa sensação de que você pode sair, voltar tarde, sozinha, com celular na mão e nada vai te acontecer. Poder andar sem ter que ficar prestando atenção nos lados, olhando para trás, com medo. Isso é incrível!

6) FALAR INGLÊS: Yeah!! I miss that too! Saudade de falar inglês todos os dias e de ver minha evolução e fluência na língua. Tento ao máximo manter contato por aqui assistindo vídeos, séries, ouvindo podcasts e rádio de lá, mas não é a mesma coisa né? Já até dei aula de inglês por seis meses, mas também não é a mesma coisa. Gosto muito de língua e sinto falta mesmo desse contato direto.

7) KIDS: óbvio!! hahah por incrível que pareça, sinto falta da rotina com as kids, de ver o crescimento e desenvolvimento deles. De ver o quanto eles se apegam à nós. Enfim, até das brincadeiras, de colocar para dormir, essas coisas. Até mesmo de ver as diferenças na criação dos filhos aqui e lá.

8) QUATRO ESTAÇÕES DO ANO: Outono com folhas secas e coloridas, inverno com neve, primavera com flores e verão com calor e sol. É tão agradável viver onde as quatro estações são bem definidas e você "sabe" o que esperar de cada época. As previsões meteorológicas funcionam e o país inteiro é preparado para qualquer clima. No inverno não se sente frio dentro de casa, assim como no verão não se morre de calor para dormir.

9) DOS AMERICANOS: Simpatizo com o jeito prático e objetivo de ser da maioria dos americanos que convivi. Sei que muitos brasileiros acham que eles são frios e arrogantes e etc. E de fato, esse tipo de gente existe sim, e em qualquer lugar do mundo. Mas no geral, pelo que vi, a mentalidade do americano é admirável. Não é à toa que eles são número 1 no mundo. Eles são focados, objetivos, práticos e simples! Lá, dificilmente você consegue "imaginar" quando uma pessoa é rica ou não pela roupa que está usando. Cada um no seu quadrado não dando a mínima para o que os outros estão pensando. Gosto disso!

10) LIBERDADE PARA VESTIR O QUE QUISER: Ahhhhh, como é bom você sair para uma caminhada, corrida ou whatever de top e shorts e ninguém assobiar, falar coisas obsenas ou te olhar como se estivesse querendo de comer com os olhos. Realmente sinto falta dessa liberdade de me sentir respeitada independente da roupa que eu esteja usando. Fora que lá você tem total liberdade para se expressar. Ninguém te olha como um ET se você sai com um chapéu diferente, com uma bota legal, enfim.

Acho que essas foram as dez principais coisas que eu consegui lembrar que me fazem mais falta. No geral, resumindo em um tópico, eu falaria que a qualidade de vida é o que mais tenho saudades. Viver com liberdade, sabendo que seu esforço será recompensado, num país civilizado é outra coisa. Não há dinheiro que pague. Quem sabe um dia….

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Update: ACADEMIA E TREINOS

YAY!! Finalmente voltei para a academia!! Pois é. Disse que iria tentar fazer em casa mesmo, mas não rolou. Acho que o fator "desmotivador" nesse caso foi o fato de eu fazer tudo praticamente em casa. De certa forma, trabalho em casa, meu marido também e então chega no fim do dia muitas vezes, quero mudar um pouco de ares. Não consegui me motivar o suficiente para fazer exercícios também em casa.  Então, me matriculei numa academia perto de casa. Pequena, mas com bons aparelhos e bons instrutores e o melhor, estava tipo metade do preço das outras. Já me inscrevi no plano semestral e vamo que vamo! E funcionou! Voltei a treinar semana passada firme e forte. Estou mantendo a dieta páleo que me dá muito mais energia nos treinos, além de secar muito!! Quase ninguém acredita que estava há mais de dois anos longe da academia e todos me perguntam como mantenho meu corpo. (Viva a paleo!!!) Porém (sempre tem um porém), enferrujada que estou já faltei ontem e provavelmente faltarei hoj...
Gente que engraçado, meu ultimo post foi ha quase 4 anos! CHO-CA-DA. E mais chocada ainda que ainda tem gente vendo o blog de algum lugar do mundo. Incrível isso não? Bom, nem preciso dizer que durante quase quatro anos, muita água - e neve - já  passou por debaixo dessa ponte. Chegamos no Canada em Julho de 2015 com 4 malas e alguns poucos milhares de reais, suficientes para nos sustentarmos por um tempo curto e para pagarmos a faculdade do Cesar. De la pra cá, passamos por muitas fases, aprendemos e amadurecemos muito como pessoa e como casal também, pois nossa vida de casal casado começou de verdade aqui nas terras geladas. Não daria, e nem caberia em um post só, para contar todos os detalhes da vida aqui desde que chegamos. Mas se eu fosse resumir bem, diria que foi MUITO melhor do que planejamos e que fomos muito abençoados por ter conquistado tanto em tão pouco tempo. Não me entenda mal, nao somos milionarios (ainda) e nao ganhamos na loteria canadense. Mas o sentimento d...

WELCOME JULY!

E julho chegou! E ele está prometendo trazer fortes emoções, grandes mudanças, desafios e muitas conquistas!! Serão 31 dias novinhos em folha, prontos para escrevermos a nossa história. O ano passou tão rápido e tanta coisa aconteceu que nem deu tempo de ficar ansiosa querendo que julho chegasse logo, porque  ele já chegou de qualquer forma e aposto que vai embora na mesma velocidade. Por isso temos que curtir muuuuuuito cada momento desse mês que será muito especial nas nossas vidas. Será um mês onde iremos iniciar mais uma nova etapa. Uma etapa muito importante e cheia de desafios. E apesar do medinho natural de qualquer mudança, é extremamente gratificante ver que mais um projeto, mais um sonho está se concretizando, se tornando real. É tanta felicidade que nem cabe em mim!  Só tenho a agradecer cada dia mais! E será mais um mês incrível, mais uma mudança incrível, mais um ano incrível!! Cheio de coisas boas, realizações e desafios também, mas quem disse que desafios ...