Bom, já vi milhões de histórias diferentes de au pairs que namoram. Namorados que apóiam, que não apóiam, que terminam, que continuam, que se casam, que separam, que boicotam o processo da namorada (sim, o cara apagou todo o application da menina!). E como vivo repetindo, aqui no blog eu expresso o MEU ponto de vista baseado na MINHA experiência. Então, como essa é uma questão que varia muito de caso pra caso, vou relatar um pouco de como tem sido comigo.
As meninas que tem namorado e resolveram fazer intercâmbio vão me entender. Toda santa vez que você comenta com alguém que vai ficar um ano fora, e essa pessoa sabe que você namora, a primeira reação é: =O E o namorado???.
E aí você começa a explicar e desiste porque ninguém bota fé que vai dar certo. E é complicado mesmo. Depende de muitos fatores para que um namoro à distância funcione e na grande maioria dos casos, não dá certo mesmo. Mas, não é impossível.
Primeiro de tudo, acho que quando o relacionamento está bom AQUI, as chances de sucesso são maiores. Agora, quando a coisa já está meio capenga, tudo fica mais difícil. Eu namoro há 3 anos e 3 meses exatamente e nós temos uma ÓTIMA relação desde quando éramos só amigos. Me considero muito sortuda por ter TOTAL apoio por parte dele. São raríssimos os casos de caras que agem assim. Já ganhou milhões de pontos comigo!! =D
Quando parei para pensar em como ficaria nosso namoro, vi que tínhamos os fatores que julgamos de extrema importância: somos amigos, companheiros, leais, maduros e mais uma infinidade de adjetivos que fazem a nossa relação ser tão bacana. Foi por isso, que resolvemos investir na tentativa de manter nosso namoro durante meu ano nos EUA. E por que usei a palavra “tentativa”? Porque nós simplesmente não sabemos o que nos espera no futuro. O tempo e a distância são muito grandes e nós nunca passamos por isso antes. Em um ano pode acontecer muita coisa que foge de nosso controle. Todos os pontos-chave citados acima, nós temos, mas nunca passamos por nada parecido que ponha à prova tudo isso. Não sabemos se será suficiente. Mas acreditamos na nossa relação e nem passou pela nossa cabeça terminar ou dar um tempo. Até porque essa historia de tempo, acho uma puta sacanagem. Eu vou, fico com quem eu quero, ele fica com quem ele quer, e depois voltamos ao nosso namoro como se nada tivesse acontecido? Comigo isso não rola e nem com ele.
Aí muita gente fala: mas ah, então você não vai curtir nada, você está nova..e etc. Gente, eu vou sim curtir TUDO que puder durante meu ano nos EUA, mas pra mim curtir não significa sair por aí pegando todo mundo. Para mim não vale nenhum pouco a pena, trocar tudo que tenho com o meu namoro por causa de um peguete ou outro. Terei vida social lá sim e ele terá aqui, mas sempre respeitando o outro.
No nosso caso, manter ou não o namoro, não foi uma decisão difícil de tomar. Para mim estava muito claro, não havia chance nenhuma de terminar por causa do intercâmbio. O contrario eu cogitei. Pensei em outras modalidades de intercâmbio em prol do relacionamento. Mas, meu namorado lindo como é, insistiu que eu tocasse adiante o programa au pair. Aliás, o apoio dele tem sido fundamental durante meu processo. É um companheirásso MESMO!
Dissertar sobre isso é realmente complicado, pois é uma questão delicada e muito pessoal. Não existe receita de bolo. Cada uma sabe do seu relacionamento, não adianta se basear na história alheia seja ela de sucesso ou não. Existem casos e mais casos. Por isso é importante refletir BEM o que vale a pena para o SEU caso.
Minha dica é: Faça uma análise crítica e fria sobre como tem sido seu relacionamento. A dificuldade já vai ser enorme e se a relação já estiver meio enfraquecida, qualquer coisinha será motivo para mais sofrimento e desgaste. Acho fundamental que haja confiança, companheirismo, sinceridade, lealdade e amizade para que as chances de sucesso sejam maiores. E mesmo assim, ainda é muito difícil. A saudade e a carência vão bater fortes e seus maiores aliados nessa hora serão apenas o telefone e a internet.
E reforço novamente: estou expressando o que sinto AGORA de acordo com a MINHA realidade. Se vai dar certo ou não, só o destino sabe. E sou daquelas que acredita que tudo tem sua hora certa e o jeito certo de acontecer. Se por ventura nós terminarmos, é porque era hora de acabar mesmo. Apesar de toda essa esperança que alimento, meus pés continuam firmes no chão e tenho absoluta certeza de que o desafio será imenso. Tanto para mim, quanto para ele. Estou consciente de que a ausência de contato físico e a carência afetiva vão ser obstáculos duríssimos de atravessar. Mas, quem disse que a vida é fácil?
Vou pros EUA, correr atrás dos meus objetivos, da minha realização pessoal e dar o melhor de mim em tudo. E quando voltar quero continuar com os planos que temos juntos. Afinal, para que o casal viva bem, é preciso em primeiro lugar que cada um esteja bem consigo mesmo. Espero ainda daqui um ano postar contando que deu tudo certo! =) Mas, se não der, paciência né? Vida que segue.
Agora que o dia do embarque está bem próximo, estamos só aproveitando todo o tempo possível juntos. Curtindo muuuuuito o meu amor! E tem sido uma delicia! =) Até por isso, demorei um pouco para postar no blog, mas em breve volto com algum assunto que ainda não sei qual. =P #criatividadezero
Beijo beijo pessoas lindas! E beijo especial pro Até mais ver!
Ainn, Miga eh uma situacao muito complicada mesmo, mas como voce disse, se o namoro nao ta bom eh melhor terminar ae mesmo. Foi o que aconteceu cmg, sentia que nao ia dar certo e terminei, hoje nao me arrependo nao, pq ele nunca deu apoio entao eu ja tinha isso em mente. Mas se ele apoia e ta tudo ok, vai dar certo sim. Conheco au pair que veio e quando voltou casou. Nao eh impossivel. Amei o post, eu aki nos USA to preguicosa, nao estou postando nada..kkk Mas bjus se cuida, quando chegar da um grito ae, vamos sair hein. =D Bjuss
ResponderExcluirOiee Andreia...
ResponderExcluirSei exatamente tudo que escreveu ai...pq a minha situacao eh a mesma que a sua...e Gracas a Deus o apoio dele foi fundamental para a minha decisao...
E tb acho importante fazer um balando da relacao =)...
Parabens e estou torcendo por ti...e que depois de um ano eu possa voltar aqui e ver que tudo deu certo....e que vcs continuam juntos...
Bjks
Guriah... não parece MESMO que você escreveu este post na correria! Vi o link la no grupo do face e resolvi vir conferir pq... sei la, cada menina tem uma experiencia diferente e eu gosto de ler...
ResponderExcluirPreciso dizer que achei o texto otimo!! Este assunto eh SUPER complicado e vc foi super clara.. entendi direitinho o que tu quis dizer, e digo mais... EU ESTOU EXATAMENTE NA MESMA SITUAÇÃO QUE VOCÊ.. talvez uns capitulos pra frente do livro! Estou nos eua a 7 meses e sai daí.. IGUAL a vc. Congitei a possibilidade de não fazer intercambio, meu namorado me apoiou. Amo meu namorado lindo de paixãoooo, quero casar siiim.. mas sei que há a possibilidade de tudo acabar!
Linda, eu estou aqui.. sofrendo a 7 meses, morrendo de saudade... mas MUITO feliz sabendo que meu amorzinho continua lá me esperando. COnfio nele sim e ele confia em mim tbm.. essa eh a parte principal! Tendo confiança, o namoro a distancia fica bem mais tranquilo de levar - não facil :P mais tranquilo.
Espero que de TUDO certo pra vocês dois...!! :D e espero que a minha experiencia possa ser um incentivo pra tu tbm... 7 meses longe, e TUDO aqui dentro cresceu.. a o amor, as certezas, as vontades, os sonhos e planos... as saudades tbm mas isso a gente finge que ignora!
Beijão!!
Amore, sempre te apoiarei em tudo o que vc fizer!!
ResponderExcluirParabens pela coragem e estaremos sempre juntos!!
Logo logo vc vai embora, mas um ano passa rapido, tenho certeza!
bjo
Caraa! Amei seu post, concordo com tuudo e estou na mesma situação! E fico feliz por ver que tem mais casais na mesma situação! A Au pair q tá na minha family, q tbm é brasileira está lá há 2 anos, noiva e vai casar em janeiro!
ResponderExcluirForça pra nós!
Ou vai ou raxa! haha