Eh minha gente, faz pouquinho tempo que nao posto neh? Ta ateh com teia de aranha ja esse blog e se tiver alguem ainda disposto a ler, eh quem realmente nao tem o que fazer! hahaha brincadeira!
Entao, muuuuuuitas coisas aconteceram desde a ultima vez que apareci por aqui, que foi em 3 de novembro de 2011! =O Perdi totalmente a empolgaçao de postar e a rotina cansativa daqui tambem nao me permitia muito tempo pra isso. Como eu disse, muita coisa ja aconteceu desde entao. Ja passei pelo Thanksgiven, Natal, Ano novo, aniversario, ferias, rematch, ja estudei, ja fiz algumas viagenzinhas, meu ingles ja melhorou horrores desde que cheguei (e olha que cheguei com nivel avançado), ja engordei 10Kg. Sim. TEN F*CKING KILOS!
Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, com tanta expectativa, ansiedade, rotina cansativa, saudade de casa, tudo ao mesmo tempo numa soh pessoa, me fez ficar totalmente descontrolada com relação a dieta e treino (o que eh isso mesmo?). E pulando um pouco (muito) os assuntos pendentes, vou falar primeiro deste: saúde, bem estar e auto estima.
Quem me conhece sabe que eu AMO musculação e todo o estilo de vida que esse esporte envolve. Sempre me dediquei e tentava ser o mais disciplinada possível. Lia muito e participava de grupos no Facebook/Orkut. POREM, morando fora do pais, com rotina, cultura, língua totalmente diferentes - fora os fatores psicológicos - eh muito muito difícil manter toda essa disciplina e motivaçao. Todos os sentimentos aqui ganham uma proporção enoooorme. Parece clichê, mas eh verdade, soh quem passa por essa experiência sabe como eh. E quem ja tem certa "queda" por comer, acaba aumentando mais ainda essa compulsão. Como foi o meu caso. Descontei tudo na comida, nas besteiras e guloseimas e o resultado foi 10 Kg a mais em 7 meses! Um absurdo! Agora, de quem eh a culpa? Dos EUA? Muita gente vem pra ca, engorda e fala que eh esse pais que engorda, que eh impossivel fazer dieta aqui e que americano eh tudo gordo e sedentário e nao tem comida saudável. BULLSHIT!! Desculpa de quem nao reconhece aonde errou e quer achar culpados para as próprias falhas.
Me surpreendi muito como aqui nos EUA (pelo menos na região onde moro - Costa leste) as opções de comida saudáveis sao ateh maiores do que no Brasil. Claro algumas coisas sao mais caras, mas nao eh nada impossível de comprar nao, como muita gente diz. Tem mercados especializados em comida orgânica e natural. Tem milhões de lojas de suplementos onde o preco eh ridiculamente mais em conta que no nosso pais. Fora as academias que sao mais baratas e mais bem equipadas. Sem contar as áreas livres para correr, caminhar, pedalar, patinar. E digo mais, as pessoas aqui sao muito mais "engajadas" nos esportes e atividades físicas. Nao tem frio (e olha que aqui faz muito frio), nao tem chuva, nao tem sabado e domingo. Todo dia eh dia de praticar alguma atividade. Existe sim grande numero de obesos muito obesos aqui, assim como tem no Brasil também. Cada caso eh um caso, mas somos nos que escolhemos o estilo de vida que queremos levar certo? Tem o mercado de comida natural e tem o fast food de frango frito. O ponto eh: aqui engorda quem se deixa levar pela grande variedade de guloseimas e fast food existentes (excluindo, claro os casos de doenças, estou falando de gente que poderia ser saudável se quisesse), pois querendo levar uma vida saudavel, eh totalmente possível e acessível aqui.
No meu caso, foi relaxo, foi ansiedade, foi compulsão. Confesso tudo isso. Nao vou por a culpa no pais, no intercâmbio ou na família com quem morei. A culpa eh totalmente minha. Eu sabia o tempo inteiro exatamente o que deveria fazer, mas simplesmente ignorava e achava que esse ano "off'" seria único e depois que voltasse pro Brasil as coisas voltariam a ser como eram. Pensamento de preguiçoso mesmo!
Toda vez que estava triste, ansiosa, com saudade de casa, sempre ia e procurava algo pra comer. Sentia uma necessidade imensa de estar mastigando. Principalmente, claro, guloseimas, massas, doces. E nao sei se todo mundo sabe mas aqui nos EUA, vários produtos como paes, massas, bolos, biscoitos nao sao adoçados com açúcar da cana, no lugar, as industrias utilizam High Corn Fructose Syrup (Xarope de Milho) como adoçante. Acontece que esse xarope nao eh um tipo de adoçante natural, que o corpo humano já esta acostumado a metabolizar, pelo contrario, eh totalmente manipulado e relativamente novo. Tanto que existem vários estudos e muita polemica gira em torno desse assunto aqui nos Estados Unidos. Pelo que sei, como o corpo nao sabe como metabolizar esse xarope, ele o estoca em forma de gordura e ainda causa muito mais "dependência" do que o próprio acucar da cana, alem de nao causar saciedade e a pessoa ficar sempre com aquela vontade de comer mais. Por isso quando chegamos aqui e nos empanturramos dessas besteiras, queremos comer cada vez mais e engordamos, pois o nosso corpo nao esta acostumado com esse adoçante industrializado.
E fui deixando, mesmo sabendo de tudo isso. Comia coisas saudáveis, mas também me empanturrava de besteiras. Quando ia em restaurante brasileiro entao, parecia que queria comer pro ano inteiro. Quem me ve, nao fala que engordei tudo isso, porque "inchei" por inteiro, e sempre tive estrutura grande mesmo. Visivelmente, ninguem me chamaria de gorda. Mas, eu me conheco, minhas roupas me conhecem e sei que esse corpo nao eh meu. Nunca pesei tanto. Estou acostumada a ter duvidas na hora de comprar, porque tudo ficou. Agora, nada do que eu tenho mais me serve. Nem comprar roupas estou comprando mais. E me recuso a comprar tamanhos maiores, porque sei que essa nao sou eu.
Quando vi o quanto tinha engordado em apenas 7 meses me bateu uma tristeza enorme, uma sensacao de fracasso que nunca havia sentido antes. E minha auto estima, que estava baixa por varios outros fatores, desceu ateh abaixo de zero. Me sentia horrível e ficava me perguntando porque deixei chegar a esse ponto sendo que eu sabia o tempo inteiro o que devia ser feito? Ateh quanto ao fato de nao treinar, ainda meio que relevo porque na outra casa que eu morava eu realmente nao tinha tempo nem disposicao. E no inverno era impossivel sair na rua e caminhar 10min com -5C pra chegar na academia. Mas por que entao nao cuidei pelo menos da alimentacao? Nao sei, eh a cabeça que controla tudo, e minha cabeça estava descontrolada. Aih, la fui eu ligar pra mamae no Skype chorar as pitangas com ela. Tadinha, me ajudou tanto!! Me deu tanta força pra voltar a ser eu mesma! Ela literalmente mandou eu ir na academia fazer a matricula, nao importando o quanto fosse, mandou eu comprar as coisas da minha dieta e parar com essa ansiedade besta que eu nao precisava disso. Principalmente agora que as coisas estao mais tranquilas na casa nova e falta pouco tempo pra voltar. Falou também que era pra eu pensar em como eu queria estar quando fosse rever todo mundo, como eu gostaria de estar no casamento da minha amiga, essas coisas e falou: "Faz isso POR MIM filha!" Tadinha! Ela sempre se orgulhou muito da minha dedicacao e disciplina de cuidar de mim mesma sabe, e senti que ela ficou muito decepcionada por eu ter perdido tudo isso aqui. Por eu ter perdido a mim mesma. Imaginem se eu nao chorei que nem louca neh?
Pronto, estava decidido, ninguem nem nada mais ia me impedir de voltar a cuidar de mim. De voltar pros meus treinos que tanto amo e pra minha dietinha que me faz tao bem! Agora eu nao tinha mais desculpa. Morando a 3 minutos da academia mais TOP dos EUA, em frente a praia, com carro a disposicao e horario livre de sobra, o que mais faltava? Com uma host mom que compra tudo que eu quiser para comer, qual seria minha desculpa? Com minha mae me pedindo, como eu nao ia atender?
E la fui eu, com meu plano de trazer meu corpo de volta. Fiz a matricula na academia, comprei minhas comidinhas, montei minha dieta de novo, comprei meus suplementos, montei eu mesma meu treininho pra recomeçar e voltei a ler os blogs, participar dos grupos, ver videos, inspirações, artigos, tudo isso que me ajuda a aprender mais e gostar de seguir esse lifestyle. Ainda prometi soh comprar roupas depois que voltar ao meu shape de antes. Entao vamo que vamo!!! Hoje estou na minha terceira semana de dieta e treino e ja me sinto renovada, viva, com outra disposição, outra energia. Ja me sinto eu mesma novamente, apesar de claro, nao ter nenhum resultado visível ainda.
Nao adianta, quando a gente vive uma vez esse estilo de vida, nao consegue mais sair. E apesar de eu ter engordado e tudo, acho que de certa forma foi positivo, serviu de auto conhecimento. E incrivel como afeta todos os setores da vida neh? Posso estar usando uma roupa carissima com um sapato lindo e o melhor make mara, mas se nao estiver de bem com meu corpo, vou me sentir a mais horrível das criaturas, pois nao estarei de bem comigo mesma. Podem achar que eh exagero, que eh vicio, que eh obsessão, loucura, radicalismo demais, que nao precisa tanto. Mas eh isso que me faz BEM, que me faz sentir BEM com meu corpo, mente e alma e consequentemente me da equilíbrio para seguir com todo o resto. E eh aquela historia, se eh pra fazer, eh pra fazer direito!! Comigo nao tem meio termo nem mais ou menos. Eu quero sempre melhorar e evoluir.
Adoro comer coisas engordativas e ficar na preguiça (quem nao gosta?), mas a medio e longo prazo nao em traz beneficios nenhum, pelo contrario. Eh igual droga. Sem duvida nenhuma, troco tudo isso por uma auto estima elevada, uma vida equilibrada com mais disposição e ainda de quebra com um corpo mais bonito! A vida eh feita de escolhas e eu ja fiz a minha. Nunca vou desistir do que me faz bem!!
Comentários
Postar um comentário